Imagens               Vídeos               Textos

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Imagens para geometria ou funções - perfeitas e num instante?


Tantas vezes precisamos de uma imagem matemática - para uma ficha, um teste, etc.
Podemos ir à procura na net, ou digitalizar de uma cópia em papel, por exemplo - por vezes, desenhando à mão, porque não encontramos ou é difícil desenhar no computador aquilo que pretendemos.

O objectivo deste post é chamar a atenção para uma ferramenta altamente versátil e que já faz parte do "arsenal" de muitos professores (e, também, dos alunos): Geogebra.

O Geogebra permite facilmente exportar qualquer folha de trabalho como um ficheiro gráfico, que se pode depois inserir em qualquer documento. Além de uma ferramenta interactiva, usada para o ensino da geometria, é uma óptima ferramenta de desenho, e tem a grande vantagem de ser uma ferramenta bem conhecida e, além do mais, gratuita.

Com a sua combinação de ferramentas gráficas e de comandos algébricos, é tão fácil desenhar um decágono regular como o gráfico de um seno ou de uma exponencial.
Com a facilidade de exportação para pdf, png, eps... é só guardar no ficheiro desejado.
Para os utilizadores de LaTeX é até possível exportar o desenho na forma de código pstricks ou tikz, que se pode inserir directamente num documento LaTeX.

Por exemplo, a figura acima foi desenhada escrevendo apenas "sin(x)" e depois "abs(sin(x))" na caixa de entrada; cada um dos gráficos é um objecto do Geogebra, aos quais bastou mudar a cor e o estilo da linha para obter a figura. Menos de dois minutos :-)

Notas: 

1) A imagem exportada é o conteúdo da área de trabalho do Geogebra - basta redimensionar e deslocar o nosso ponto de interesse para obter exactamente a parte da imagem que nos interessa.

2) A qualidade da imagem exportada depende do formato de exportação escolhido - para obter a qualidade ideal, deve usar-se um formato vectorial - preferencialmente pdf, para garantir a maior compatibilidade com outros programas onde se pretenda inserir a figura.
(Num próximo post explicarei o que é isso de "vectorial" - por oposição a "bitmap")